Durante a última semana estive em um dos bate-papos mais bacanas que já presenciei aqui no One Coworking: 12 empreendedores reais, que estão batalhando todos os dias por seus sonhos e objetivos, respondendo a seguinte pergunta:

Quais habilidades eu preciso desenvolver para ser um empreendedor cada dia melhor?

Eu já imaginava que as respostas seriam diversas – afinal, cada profissional, em cada estágio da vida, precisa adquirir conhecimentos e habilidades diferentes. Mas o que aconteceu foi algo realmente incrível.

Para ficar mais fácil o diálogo, pedimos para que cada um respondesse à pergunta em um papel e que depois, compartilhassem com o grupo sua visão e necessidades.

A cada nova resposta, minha mente se enchia de novas possibilidades.

Não seremos perfeitos. Nem as empresas mais valiosas do mundo tem empreendedores 100% perfeitos. Abrir uma empresa é uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento contínuo. Uma montanha russa de sentimentos que nos fazem ir ao máximo – e além.

Minha ideia no começo não era guardar os papéis que cada um escreveu – até por que, essa é uma reflexão individual e particular – mas o conteúdo desse dia foi tão rico que precisávamos compartilhar com outras pessoas que estão passando pela mesma experiência que nós.

Abaixo segue a lista com as 33 habilidades elencadas por nossos coworkers:

Fiquei um bom tempo olhando para todas essas habilidades, percebendo quantas estou no caminho, quantas não estou nem perto – e como cada uma delas é importante e essencial.

Tem épocas que precisamos mais de algumas do que de outras.

Muitas são ensináveis, outras apenas com a prática e a vida. Algumas precisamos de ajuda, outras somente nós podemos encontra-las.

Que mágico é olhar para tudo isso e imaginar que, ainda sim, não são as únicas.

Essa lista nos inspirou a falar um pouquinho mais sobre cada uma dessas 33 habilidades.

Você acredita que tem mais alguma que precisa ser incluída? Concorda ou discorda com alguma delas? Comenta aqui embaixo!