Independente da atividade que você exerce, um dos nossos principais objetivos no trabalho é ser produtivo. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, ser produtivo não é estar sempre cheio de tarefas para fazer, mas sim, saber fazê-las com a maior eficiência possível. Assim, podemos ter mais tempo para ficar com a família, os amigos ou fazendo o que mais gostamos. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a aumentar o seu rendimento de forma competente.

Mantenha as suas atividades planejadas

Experimente planejar as suas atividades profissionais semanalmente ou mensalmente. Planeje o que irá fazer e por quanto tempo vai se dedicar. Assim você ganha tempo, pois vai saber exatamente os seus afazeres daquele dia. Claro, imprevistos podem acontecer, mas tudo pode ser adaptado, o importante é manter a organização.

Utilize uma (e única) forma de organizar o tempo

Não adianta anotar seus afazeres em 5 lugares diferentes. Tenha um único lugar para anotar seus compromissos. Uma dica bacana é usar o Excel ou o Google Agenda. Com esses 2 aplicativos você consegue organizar a semana por blocos, deixando um período do seu dia para cada tópico. Além disso, eles são mais visuais e ajudam você a reorganizar de forma rápida caso aconteça algum imprevisto. Se você é do papel, use as listas para organizar o que precisa ser feito em cada bloco. Assim fica mais fácil organizar o tempo por períodos.

Lembre-se que você precisa comer e se deslocar

Sim, isso mesmo! O que acontece com muita gente que começa a organizar a sua rotina diária é esquecer de momentos importantes como o tempo para o almoço, o do lanchinho do meio da tarde e também os deslocamentos entre uma reunião e outra. É importante que você também planeje esse tipo de coisa para que não ocorram atrasos. Outra dica bacana é deixar alguns espaços vagos na agenda, caso surja aquele imprevisto no meio do dia.

Conheça seus momentos de maior produtividade

Para manter-se produtivo, você deve conhecer e respeitar seus momentos de maior produção. Se você for contratado de alguma empresa, isso pode ser mais difícil, mas tente adaptar suas tarefas de acordo com o melhor horário que ela pode ser realizada. Aquela história de que uma pessoa é mais matinal ou mais noturna, é verdade. Portanto, procure identificar que horário do dia você “funciona melhor”, isso também pode ajudar no seu planejamento. Eu, por exemplo, prefiro e consigo produzir melhor durante o dia, independente do horário.  Já à noite, eu nem tento (só em casos de urgência), pois com o cansaço do dia a dia a qualidade do trabalho pode decair. Então, eu me adaptei de acordo com meu melhor horário. É uma dica que vale muito a pena tentar, te garanto que funciona!

Lembre que um dia tem só 24h

Você não é o super-homem. Seja realista com as suas atividades diárias e trabalhe com a priorização de tarefas. Organize os seus afazeres de acordo com o grau de urgência ou dificuldade. Eu sei que é difícil, mas é necessário!

Afaste as distrações que te cercam

E por último, mas não menos importante, mantenha seu foco e faça uma atividade por vez. Silencie todas as suas redes sociais e tire as notificações, pelo menos quando estiver em horário de trabalho. Garanto que vai ser uma distração a menos te chamando. Já falamos sobre prioridades, então foque nelas. Se você trabalha com prazos, precisa cumpri-los. Lembre que: mais importante que produzir muito, é ter qualidade no que é produzido. Manter a qualidade do seu trabalho é essencial. Não existe uma receita mágica para aumentar a sua produtividade, mas espero que essas dicas possam te ajudar! Quer mais dicas sobre finanças e produtividade? Acesse e baixe o nosso e-book (:

 

Oi, eu sou a Fernanda Sanches!

Uma quase licenciada em Letras e host do One Coworking. Sou apaixonada por histórias, fã de Star Wars, e escrever faz parte do meu dia a dia. Vamos nos encontrar bastante aqui no blog!

Coworking para fotógrafos: alavanca de carreira

Coworking para fotógrafos: alavanca de carreira

Iniciar como fotógrafo requer investimento: câmeras, equipamentos, computadores e softwares são essenciais nessa profissão que já começa com um alto custo inicial. Se ainda adicionarmos na conta um local para trabalhar, com ambiente profissional para atender os...

ler mais