Você sabia que o povo brasileiro é o segundo mais estressado do mundo? Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association em ranking com dez países ocupamos a segunda colocação, ficando atrás apenas dos japoneses. E o que mais estressa os brasileiros, segundo o estudo, é o trabalho.

O excesso de tarefas e a falta de reconhecimento são os principais causadores da ansiedade. Vivemos diariamente a pressão de cumprir prazos e fechar metas. Tanto que a ansiedade faz tão parte do nosso dia a dia que, de certa forma, já estamos quase nos acostumando a conviver com ela.

E isso tudo pode ser um problema. Um problema que se não cuidado pode afetar a saúde física e psicológica e, ainda, se tornar até mesmo uma doença ou fobia. Por isso, algumas mudanças de atitude podem ser muito valiosas para controlar a ansiedade.

Tire um tempo para você

Sim, pode parecer clichê eu falar isso. Mas acredite, muita gente não tem essa prática. Procure descansar e esvaziar a cabeça. Leia um livro. Ouça uma música. Caminhada matinal ou no fim de tarde, por exemplo, é um ótimo e simples exercício para você praticar regularmente, faz bem para o corpo e para a mente. O importante é que você respeite esse seu tempo e esqueça o restante.

Mantenha-se organizado

Aqui quando falo em organização não digo apenas do seu ambiente físico – que claro, também é muito importante. Mas falo, principalmente, de manter organizado o seu dia a dia. Desde as pequenas tarefas até as reuniões mais importantes. Além de evitar a ansiedade de não saber ou não lembrar o que você precisa fazer, as chances da sua produtividade aumentar são grandes.

Não tente controlar o incontrolável

De nada adianta você ficar uma “pilha de nervos” devido a algum problema que não pode ser resolvido ou pelo comportamento das pessoas ao seu redor.

Acredito que esse é um dos hábitos mais complexos para ser mudado. Até porque é muito difícil ver algo “dando errado” e conseguir ficar tranquilo. Queremos sempre controlar tudo ao nosso redor, mas nem sempre (quase nunca) isso é possível. Por isso, é importante relevar. Aprenda a controlar apenas o que pode ser controlado por você.

Afaste pensamentos negativos

Retire da sua cabeça aqueles pensamentos do tipo “não vou conseguir” e “não vai dar tempo”. Se você pensar assim, de fato, você não vai conseguir e não vai dar tempo e, ainda, as chances da sua ansiedade atrapalhar são grandes.

O mesmo vale para as pessoas negativas ao seu redor. Se afaste de pessoas que te colocam para baixo e se aproxime daqueles que te apoiam. Pense positivo e se preocupe menos. Você é capaz, basta acreditar mais em você!

Oi, eu sou a Fernanda Sanches!

Uma quase licenciada em Letras e host do One Coworking. Sou apaixonada por histórias, fã de Star Wars, e escrever faz parte do meu dia a dia. Vamos nos encontrar bastante aqui no blog!

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