Primeiro de tudo, você precisa fazer um diagnóstico do seu negócio. Use como referências as seguintes áreas:

Estratégia: você sabe para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá?

Ambiente: como está a sua empresa no mercado? Quais são seus concorrentes? Como está o perfil do seu consumidor? Como estão as tendências mundiais para o seu setor

Financeiro: como está o financeiro da sua empresa? Faturamento, margem de lucro, custos, controles

Marketing: como está o Marketing do seu negócio? Você tem investido nas suas mídias? Como está o relacionamento com o seu cliente?

Recursos Humanos: Como está o RH da sua empresa? Você tem treinado e capacitado seus colaboradores? Como está o clima com eles? Eles gostam de trabalhar na sua empresa? Como está você como líder?

Produção: Como estão os processos dentro da sua empresa? A qualidade dos seus produtos/serviços?

Definição das metas anuais

Com isso em mãos, defina uma meta anual para cada área:

  • Financeiro: quanto você quer faturar? Qual a margem de lucro? Onde serão investidos os lucros da empresa?
  • Marketing: como você pretende chegar a novos clientes? Como pretende reter os antigos?
  • Recursos Humanos: como você vai investir nos seus colaboradores? Como desenvolverá suas habilidades de liderança?
  • Produção: como você irá melhorar a sua produção?

E lembre-se que a sua meta precisa ser mensurável, específica e com um prazo, exemplo:

Errado: Crescer minha empresa em 2020

Certo: Ter crescido 20% no faturamento anual em 2020 comparado com 2019

Definição das ações de impacto de cada estratégia

Para cada estratégia (não tenha mais que 3), defina 3 atividades CRUCIAIS para a execução de cada meta (as ações de impacto)

Objetivos mensais e trimestrais

Quais serão as principais entregas de cada mês/trimestre?

Marcos anuais

Quais serão as principais entregas ao longo do ano?

Definição das estratégias

Com as metas em mãos, agora é hora de criar estratégias para conseguir os objetivos. Estratégias nada mais são que caminhos que você pode seguir para chegar lá. No nosso exemplo, você pode aumentar 20% do seu faturamento de várias formas diferentes. Você pode focar no produto que vende mais ou vender mais de um produto para o mesmo cliente. São duas estratégias diferentes para chegar no mesmo lugar.

 

Como executar as estratégias?!

Com certeza a execução da estratégia é a parte mais difícil, não é mesmo? Por isso, separamos um passo a passo que pode te ajudar!

Algumas fases para a execução dos seus projetos:

  • Definição das rotinas
  • Definição dos Indicadores
  • Definição dos painéis e reuniões de acompanhamento
  • Definição das comemoração.

Definição das rotinas

É preciso criar espaço para a execução das tarefas  – por isso, defina rotinas para garantir que essa meta aconteça – elas são o grande pulo do gato para a execução da sua estratégia!

Ex.: se seu objetivo é vender R$ 20.000,00/mês pelo Instagram, defina um horário no seu dia ou na sua semana para fazer os posts, postar e interagir.

Definição dos indicadores + painéis de acompanhamento.

Você precisa medir a sua evolução! Por isso, crie indicadores que vão ajudar você a saber se você está perto ou longe do seu objetivo.

Ex.: se seu objetivo é vender R$ 20.000,00/mês pelo Instagram, defina quantos posts/stories você precisa fazer por semana. Faça um muralzinho com quadradinhos e vá pintando conforme for fazendo para ver a sua evolução diária.

Dica extra: deixe exposto! Para que todo mundo lembre do planejamento o tempo todo! Faça um mural de acompanhamento, algo que fique bem visível!

Reuniões de acompanhamento

As reuniões são uma das maiores aliadas na hora de garantir a execução de um plano. Com elas você pode resolver mais rápido problemas que venha a acontecer e intervir quando algo estiver indo errado mais rápido.

Definição das comemorações

Planeje as comemorações: o que você vai fazer quando atingirem a meta? A recompensa reforça positivamente o esforço que tivemos para chegar lá.

Pronto: agora você já tem um planejamento bem bacana para executar ao longo do ano! Bora por a mão na massa?

Resuminho

  • Diagnóstico
  • Definição das metas anuais
  • Definição das estratégias
  • Definição das ações de impacto de cada estratégia
  • Definição dos marcos anuais
  • Definição dos objetivos mensais – trimestrais à meta SMART
  • Rotinas
  • Indicadores + painéis de acompanhamento
  • Reuniões de acompanhamento
  • Comemorações
Oi, eu sou a Lívia Marostiga!

Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!