Estratégia: você sabe para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá?
Ambiente: como está a sua empresa no mercado? Quais são seus concorrentes? Como está o perfil do seu consumidor? Como estão as tendências mundiais para o seu setor
Financeiro: como está o financeiro da sua empresa? Faturamento, margem de lucro, custos, controles
Marketing: como está o Marketing do seu negócio? Você tem investido nas suas mídias? Como está o relacionamento com o seu cliente?
Recursos Humanos: Como está o RH da sua empresa? Você tem treinado e capacitado seus colaboradores? Como está o clima com eles? Eles gostam de trabalhar na sua empresa? Como está você como líder?
Produção: Como estão os processos dentro da sua empresa? A qualidade dos seus produtos/serviços?
Definição das metas anuais
Com isso em mãos, defina uma meta anual para cada área:
- Financeiro: quanto você quer faturar? Qual a margem de lucro? Onde serão investidos os lucros da empresa?
- Marketing: como você pretende chegar a novos clientes? Como pretende reter os antigos?
- Recursos Humanos: como você vai investir nos seus colaboradores? Como desenvolverá suas habilidades de liderança?
- Produção: como você irá melhorar a sua produção?
E lembre-se que a sua meta precisa ser mensurável, específica e com um prazo, exemplo:
Errado: Crescer minha empresa em 2020
Certo: Ter crescido 20% no faturamento anual em 2020 comparado com 2019
Definição das ações de impacto de cada estratégia
Para cada estratégia (não tenha mais que 3), defina 3 atividades CRUCIAIS para a execução de cada meta (as ações de impacto)
Objetivos mensais e trimestrais
Quais serão as principais entregas de cada mês/trimestre?
Marcos anuais
Quais serão as principais entregas ao longo do ano?
Definição das estratégias
Com as metas em mãos, agora é hora de criar estratégias para conseguir os objetivos. Estratégias nada mais são que caminhos que você pode seguir para chegar lá. No nosso exemplo, você pode aumentar 20% do seu faturamento de várias formas diferentes. Você pode focar no produto que vende mais ou vender mais de um produto para o mesmo cliente. São duas estratégias diferentes para chegar no mesmo lugar.

Como executar as estratégias?!
Com certeza a execução da estratégia é a parte mais difícil, não é mesmo? Por isso, separamos um passo a passo que pode te ajudar!
Algumas fases para a execução dos seus projetos:
- Definição das rotinas
- Definição dos Indicadores
- Definição dos painéis e reuniões de acompanhamento
- Definição das comemoração.
Definição das rotinas
É preciso criar espaço para a execução das tarefas – por isso, defina rotinas para garantir que essa meta aconteça – elas são o grande pulo do gato para a execução da sua estratégia!
Ex.: se seu objetivo é vender R$ 20.000,00/mês pelo Instagram, defina um horário no seu dia ou na sua semana para fazer os posts, postar e interagir.
Definição dos indicadores + painéis de acompanhamento.
Você precisa medir a sua evolução! Por isso, crie indicadores que vão ajudar você a saber se você está perto ou longe do seu objetivo.
Ex.: se seu objetivo é vender R$ 20.000,00/mês pelo Instagram, defina quantos posts/stories você precisa fazer por semana. Faça um muralzinho com quadradinhos e vá pintando conforme for fazendo para ver a sua evolução diária.
Dica extra: deixe exposto! Para que todo mundo lembre do planejamento o tempo todo! Faça um mural de acompanhamento, algo que fique bem visível!
Reuniões de acompanhamento
As reuniões são uma das maiores aliadas na hora de garantir a execução de um plano. Com elas você pode resolver mais rápido problemas que venha a acontecer e intervir quando algo estiver indo errado mais rápido.
Definição das comemorações
Planeje as comemorações: o que você vai fazer quando atingirem a meta? A recompensa reforça positivamente o esforço que tivemos para chegar lá.
Pronto: agora você já tem um planejamento bem bacana para executar ao longo do ano! Bora por a mão na massa?
Resuminho
- Diagnóstico
- Definição das metas anuais
- Definição das estratégias
- Definição das ações de impacto de cada estratégia
- Definição dos marcos anuais
- Definição dos objetivos mensais – trimestrais à meta SMART
- Rotinas
- Indicadores + painéis de acompanhamento
- Reuniões de acompanhamento
- Comemorações

Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!