Os fones de ouvido se tornaram objetos inseparáveis. Na rua, na academia, e até mesmo no trabalho. Passamos boa parte da nossa vida concentrados no trabalho e por isso o fone tornasse um amigo inseparável!

De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin em agosto de 2017 com 1.030 profissionais, 65% das pessoas afirmam usar fone de ouvido durante o expediente e 19% dizem escutar música para abafar o barulho ao redor.

Por isso, separamos algumas dicas de como esses amiguinhos, aliados a outras ferramentas, podem te ajudar na hora da concentração.

Faça a sua playlist!

Sim, faça a sua playlist, de preferência com musicas bem clichês!

Quantas vezes você não se pegou no piloto automático cantando aquela música que já ouviu inúmeras vezes e conhece a letra de trás para frente? Isso acontece porque nosso cérebro não precisa processar músicas que conhecemos de cor.

Nosso cérebro, de forma inconsciente, tende a reconhecer aquelas músicas que não saem da nossa cabeça (“músicas chicletes”) e não as processa mais, pois já sabe que não vai ter surpresas.

Dessa forma, aquela banda que você ouve sem parar enquanto trabalha ou aquela música que não para de tocar nas rádios não vai te prejudicar em sua concentração ou produtividade!

Procurem álbuns que tenham a ver com o seu trabalho, com seu estilo musical!

Músicas de acordo com o seu estilo fazem com que você entre em um clima específico mais rápido, deixando o trabalho mais prazeroso!

Se você não tem um estilo próprio musical, a nossa dica é: aposte em música instrumental. Ritmos mais lentos e calmos como músicas clássicas ajudam a se manter concentrado, uma vez que elas evitam uma sobrecarga de informação.

Mas, se você não tem seu estilo musical definido e também não curte música instrumental, há serviços na internet que ajudam a descobrir não só o seu gosto, mas também qual ritmo mais lhe agrada – é o caso, por exemplo, do Focus At Will!

Um bom fone faz a diferença!

Como foi falado antes, passamos boa parte do dia trabalhando, por isso a escolha de um bom fone também pode lhe ajudar na hora da concentração.

Os modelos supra-auriculares, ou on-ear, são mais adequados para o uso prolongado, devido ao conforto. São aqueles que cobrem toda a orelha e são ”estofadinhos”. Para além do conforto, o isolamento dos barulhos externos também é maior.

Para quem trabalha em casa ou em um Coworking, os fones são indispensáveis! E aí? Qual a sua aposta?

Oi, eu sou a Maria Thereza!

Bacharelanda em Administração pela UTFPR e host do One Coworking. Amante do marketing digital, dos doguinhos e breaking bad! Vamos nos ver bastante aqui no Blog!