Abrir a própria empresa está na sua lista de desejos 2019? Separamos algumas dicas importantes para você refletir na hora de expandir seus projetos! 🙂

Faça um CNPJ (e não é por razões óbvias)

Se pudéssemos dar uma dica para você embarcar de vez num projeto é: faça o seu CNPJ. Muitos negócios começam na informalidade. O problema é que quando uma empresa é apenas um bico, acaba não sendo sua prioridade numero 1 – e o projeto acaba morrendo. Quando abrimos o CNPJ damos muito mais atenção para o negócio, já que agora você precisa pagar contador, imposto… É como se o CNPJ fosse a carta oficializando que agora você precisa correr para fazer ele dar certo! Isso também ajuda se você tiver sócios. As responsabilidades ficam melhor distribuídas, dando uma cara mais profissional para o negócio. Existem vários formatos de empresa. O ideal é pedir ajuda para um contador de sua confiança, para garantir que você realize o processo da melhor forma possível.  

Preste uma atenção especial às finanças

Um grande erro nos negócios iniciantes é não pensar no financeiro desde o princípio. Separe finanças pessoais e profissionais. Tenha uma planilha de entradas e saídas e faça o fechamento de cada mês.  Tenha o controle real de quanto você ganha (ou precisa ganhar) e quanto você gasta. Além disso, planeje investimentos – principalmente em você. Afinal, você é a sua principal fonte de receita! Procure por cursos, especializações. Procure na internet (tem muito conteúdo gratuito por aí).

Vida pessoal x vida profissional

Não se engane: trabalhar 18h por dia não fará de você milionário no primeiro ano. É importante sim manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estabeleça os dias e horários em que você irá trabalhar e os momentos em que irá descansar. Continue fazendo atividades que te fazem bem. Elas te energizam para continuar produzindo ainda mais!

Tenha um local de trabalho que te torne produtivo

Falando em produtividade, ela também está diretamente ligada ao seu ambiente de trabalho. Manter-se produtivo também impacta significativamente o seu aumento de receita. Por isso, se preocupe em ter um ambiente de trabalho adequado e profissional. O Home office pode ser uma opção no início, mas ter um ambiente diferente, para sair de casa e separar (de verdade) um tempo para você e um tempo para a empresa, é muito importante. Além disso, ter uma referência local onde você pode receber seus clientes passa muito mais profissionalismo. Um escritório compartilhado (coworking) pode resolver isso Além de contar com uma infraestrutura completa – e já pronta para você utilizar, sem gastos com mobiliário ou reforma – os custos são bem menores do que de um escritório convencional (além de ter muitas outras vantagens, como não ter que se preocupar com manutenções e muitos profissionais para fazer contatos!).

Invista no seu Marketing Pessoal

Espalhe para os amigos e pessoas próximas que agora você embarcou de vez no seu projeto! Utilize a sua descrição no Instagram para dizer o que você faz, faça um link com o perfil da sua empresa e comece a falar sobre o que você faz! Lembre-se: as pessoas próximas a você são sua maior fonte de divulgação. Garanta que eles saibam o que você está fazendo e quais são os diferenciais do seu negócio!

Conheça novas pessoas

Tudo é sobre pessoas. Crie boas conexões, conheça novas pessoas. Não tenha medo de se expor! Para aumentar a sua receita e conseguir novos projetos é importantíssimo fazer novas amizades! Procure lugares onde você possa se conectar e fazer novos amigos: associações comerciais, espaços de coworking, entidades filantrópicas, eventos, cursos são sempre ótimas ideias! Fazendo isso, com certeza seu negócio irá decolar! Conta pra gente se você gostou das dicas e mande a sua dúvida ou ideia do que é imprescindível para um negócio dar certo!

Já baixou nosso ebook sobre Finanças para pequenos negócios?

Dicas  para você organizar a vida financeira do seu negócio!

Oi, eu sou a Lívia Marostiga! Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!