Estamos sempre atrasados, sempre cansados e muitas vezes, até infelizes com o nosso desempenho em várias partes da vida.

Pior do que estar sempre correndo é a sensação de que o tempo não é suficiente. Trabalho, família, escola, prova, cliente, saúde, sono, lazer, correr… não dá tempo para fazer tudo! Aliás, “nunca dá tempo para nada!”. Existe uma pressão de que sempre precisamos ser bons em tudo, dar atenção para tudo, fazer tudo… calma!

A ilusão da “pessoa multitarefa” muitas vezes gera a impressão de que estamos fazendo muito, mas muita coisa pela metade. Que não estamos mostrando o nosso real potencial. Algo como fazer mais e mais rápido e não fazer mais e melhor – o que pode gerar muita frustração.

Certa vez um antigo chefe me disse uma frase bem interessante: “toda informação requer a nossa atenção”. Estamos inundados de informação: e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin, televisão, telefone, celular vibrando, criança chorando, chefe gritando, britadeira…!

Todas essas informações exigem a nossa atenção. Ao aparecerem, elas roubam um pouco da nossa concentração e interrompem a linha de raciocínio. Com isso, precisamos voltar ao começo da ideia e desenvolvê-la novamente, e isso leva tempo.

Agora imagine fazer isso inúmeras vezes ao dia – quantas interrupções você já teve hoje? Esse grande número de pensamentos incompletos geram ansiedade e até desespero. Dão a impressão de que não estamos saindo do lugar, que estamos trabalhando muito e não estamos rendendo.

É possível ser multitarefa de verdade?

Ser multitarefa já não é mais uma opção, é uma realidade. Estamos rodeados de informações o tempo todo. Precisamos delas. Mas acredito que ter picos de concentração e foco ajudam você a otimizar melhor o seu tempo e não ter a sensação de que “nunca dá tempo para nada”.

Abaixo coloquei algumas dicas que podem ser válidas:

Deixe o celular no silencioso

O simples fato dele não vibrar/tocar inibe muito a vontade de ficar olhando e respondendo o WhatsApp o tempo todo.

Feche o e-mail

Não, você não precisa responder todos os seus e-mails na hora. Delimite alguns horários para checar suas mensagens e feche a janela.  Ver aquela janelinha aberta é uma tentação e uma porta para a ansiedade.

Faça listas

Faça uma lista de coisas para fazer. Enumere. Pegue a tarefa um. Feche o caderno e mão na massa! E só volte a abrir o caderno quando tiver terminado! Risque o que foi feito e parta para a próxima!

Reserve um tempo para você

Inclusive para almoçar, para descansar, correr. Colocar um horário para dormir é bem interessante. De certa forma, isso força você a otimizar o seu tempo de trabalho para poder aproveitar o seu tempo livre.

Menos interrupções, mais tarefas completas e mais satisfação! 😉

Já baixou o nosso Ebook sobre finanças?

Dicas  para você organizar a vida financeira do seu negócio!

Oi, eu sou a Lívia Marostiga!

Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!

Coworking para fotógrafos: alavanca de carreira

Coworking para fotógrafos: alavanca de carreira

Iniciar como fotógrafo requer investimento: câmeras, equipamentos, computadores e softwares são essenciais nessa profissão que já começa com um alto custo inicial. Se ainda adicionarmos na conta um local para trabalhar, com ambiente profissional para atender os...

ler mais