2015 foi o ano em que eu descobri o que era Coworking: uma estrutura completa de trabalho para empreendedores que você aluga quando precisa.

A grande questão é que Coworking vai muito além de compartilhar espaços de trabalho. Nesses 4 anos eu vivi grandes transformações na minha vida e muitas delas passaram diretamente por percepções que eu tive trabalhando e compartilhando espaços com estranhos – que viraram amigos.

Foram 7 ensinamentos que o Coworking me trouxe e que mudaram totalmente a minha forma de ver o mundo e eu gostaria muito de compartilhar com vocês.

1.      Entendemos que não precisamos TER coisas, mas SER nossa essência;

Isso com certeza foi uma das coisas que eu mais aprendi estando em um coworking. Precisamos de muito menos do que imaginamos para sermos felizes. Percebemos que precisamos ter ACESSO às coisas. Acesso à um escritório, acesso à um carro (ou meio de locomoção), acesso à roupas… mas não precisamos ter elas. E que as coisas que temos não significam nada: você é a sua essência, e é isso que precisa ser preservado.

Posso te garantir que essa perspectiva de vida deixa a gente muito mais leve e abre espaço para coisas novas entrarem.

2.      Aprendemos que compartilhar não é dividir, é multiplicar!

Temos medo de dividir coisas pois aprendemos desde pequeno que se você tem 2, dividindo com alguém, você fica com 1. Mas a matemática não funciona bem assim em um coworking. O compartilhamento de conhecimento, recursos, contatos só ajuda todos a crescerem mais e mais rápido. É incrível o que conseguimos fazer quando estamos juntos!

3.      Aprendemos a ver o mundo pela perspectiva da abundância: tem para todo mundo!

No mesmo princípio do anterior, quando estamos em um coworking percebemos como existe abundância no mundo. É possível, sim, pessoas que trabalham com o mesmo ramo trabalharem em baixo do mesmo teto: por que tem clientes para todo mundo. Entender isso é um processo de amadurecimento gigante e faz a gente parar de olhar para o outro e começar a olhar para a gente: quais são os meus diferenciais? Como podemos ajudar o setor todo a crescer? Será que não é possível construir parcerias?

Acredite: olhar o mundo pela perspectiva da abundância (e não da escassez) faz tudo ficar muito mais fácil: paramos de olhar para problemas e começamos a buscar soluções!

4.      Aprendemos a ser mais sustentáveis

Fala sério, imagine um prédio comercial com 200 salas. São 200 ar condicionados funcionando para o que… 2 pessoas cada sala? Diz pra mim, isso é sustentável?!

E cafeteiras? Pelo menos 200 cafeteiras para um prédio.

De longe isso não é sustentável para o planeta… e nem para as relações. Compartilhar recursos nos deixa mais próximos das pessoas e estar perto de outras pessoas nos deixa ainda mais felizes.

5.      Acreditamos mais no poder das amizades e das conexões

Empreender não é fácil. Passamos por desafios diários, desde a precificação do nosso serviço a confecção de um contrato. A questão é que muitas pessoas já passaram por isso e você não precisa reinventar a roda. Estar próximo abre espaço para novas amizades e conexões que podem te ajudar com um problema específico, indicar alguém que pode ajudar você a resolver ou simplesmente aceitar que não é possível resolver e te convidar para tomar uma cerveja.

A amizade, em qualquer nível, ajuda a gente a se sentir menos sozinho nesse processo empreendedor.

6.      Percebemos que felicidade só é real quando compartilhada

Você acabou de fechar aquele contrato que estava querendo há meses! UHUL! Ai você olha para o lado e está sozinho no home office ou em uma sala fechada. Que graça tem? A felicidade faz muito mais sentido quando é compartilhada! É por isso que aqui a gente tem o nosso sininho: toda vez que alguém tem uma grande (ou pequena) conquista, todos nós comemoramos!

7.      Acreditamos mais que existem pessoas de bem no mundo

Trabalhar em um coworking é incrível! Você começa a perceber que existem muitas – MAS MUITAS – pessoas incríveis na sua cidade, que tem negócios fabulosos e que estão ali batalhando todo dia para fazer uma vida melhor para elas e para os seus clientes. Cara, quanta gente legal eu conheci ao longo desses 4 anos vivendo em coworkings.

Não sei mais como é possível viver fora de um. A energia é surreal e te ajuda a querer crescer e fazer o que precisa ser feito!

Dizem que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Essa é uma das coisas que mais me motiva a vir trabalhar aqui no One todos os dias: ver um monte de gente bacana com brilho no olho fazendo acontecer!

Trabalhar em um coworking é um processo de auto-conhecimento e aprendizado diário e eu posso te garantir: o crescimento é enorme!