Qual é o seu estereótipo de produtividade?

  1. Trabalhar 12 horas por dia
  2. Trabalhar 4 horas por dia

Responda com sinceridade.

Não é estranho que muitas pessoas enxerguem que pessoas produtivas e de sucesso são aquelas que trabalham mais horas por dia. Até temos uma impressão de que elas são “trabalhadoras”. Mas esforço não significa que você está usando o seu tempo de forma inteligente.

O fato é que, muitas vezes, temos uma visão distorcida sobre o é ser produtivo.

Afinal, ser produtivo não significa ficar mais tempo no trabalho, mas sim, ter mais tempo livre.

Isso mesmo: fazer tudo de forma inteligente e eficaz para que você possa ter mais tempo livre para poder fazer outras (desde descansar a mais tempo para pensar em estratégias diferentes para o seu negócio).

Produtividade tem tudo a ver com usar o tempo de forma inteligente para trazer mais resultados para você!

Por isso, o tema desse mês vai falar sobre estratégias para melhorar a sua produtividade e burlar a procrastinação – um dos maiores inimigos do trabalho!

Você é produtivo ou ocupado?

Existe uma grande diferença ai.

Você está executando tarefas que realmente vão deixar você mais próximo dos seus objetivos ou está lotando a sua agenda com atividades de rotina, se ocupando com coisas que talvez não sejam tão importantes?

Por isso, faça-se sempre a seguinte reflexão: Existem tarefas no meu dia que podem ser: delegadas, eliminadas ou diminuídas?

Diminuir ou eliminar tarefas que trazem pouco retorno para a sua empresa ajuda você a ter mais tempo para focar em tarefas que trazem mais retorno financeiro para o seu negócio.

Você é Mono-tarefa ou Multi-tarefa

Se você respondeu multi-tarefa, desculpe, mas isso é uma ilusão. A verdade é que todo ser humano consegue dar atenção de verdade para apenas uma coisa por vez. O que tentamos fazer é entrar na ilusão de que podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, abrindo 25 abas no computador e compartilhando atenção com vários outros estímulos.

O que acontece é que, fazendo isso, estamos comprometendo o tempo de execução dessa tarefa. Algo que poderíamos fazer em 20 minutos dura quase 1h por que paramos 6 vezes para responder pessoas no Whatsapp. Por isso, feche todas as janelas, desligue o Whatsapp e outras distrações e foque em uma única tarefa por vez – você verá um aumento gigante na sua produtividade, e, consequentemente, você terá muito mais tempo livre.

Para conseguir ser mais produtivo – de forma inteligente e estratégica – separamos algumas dicas para você:

1. Siga a sua agenda e NÃO a agenda das outras pessoas

É muito comum as pessoas reclamarem que os imprevistos e a “chamação” ao longo do dia sejam os grandes vilões da produtividade. É muito importante aprender a filtrar essas interferências.

Se você já sabe que é comum isso acontecer: deixe um espaço na agenda para resolver imprevistos e comunique sua equipe que apenas de tal a tal horário estará disponível para clientes e informações. Crie limites na sua agenda.

2. Aprenda a dizer não e só aceite projetos que você sabe que vai conseguir realizar.

Muita gente tem a agenda lotada por que aceita tudo de todos. Aprender a dizer não com certeza será uma ótima prática para melhorar a sua produtividade.

Não aceite convites que você não quer ir. Não pegue trabalhos que você não conseguirá dar conta. Seja sincero e negocie com a pessoa, mas não abarrote a sua agenda de favores.

3. Organize seu computador e seu local de trabalho

Um ambiente de trabalho organizado ajuda muito na produtividade: limpe a área de trabalho, defina métodos para renomear arquivos e se livre de papéis que não usa mais.

 

4. Ao final da semana, sempre reflita sobre essas duas perguntas

O que eu fiz nesta semana que eu não deveria estar fazendo mais?
O que eu tenho que fazer para que na semana que vem eu não esteja mais fazendo isso?
Assim você pode sempre melhorar!

 

5. Aprenda a lidar com a procrastinação

– Comece com a tarefa mais importante primeiro
– Tire as distrações – DESLIGUE O WHATSAPP e crie regras para olhar o e-mail e o celular
– Trabalhe por blocos de produtividade
– Faça pausas
– Dê recompensas para si mesmo

 

6. Defina prioridades e sabia exatamente qual o próximo passo, a próxima tarefa do dia.

Sabe aquela sensação de ter mil coisas para fazer, não saber por onde começar e aí acabar fazendo 10 mil outras coisas ao invés do que é realmente importante? Pois é: quando a gente não sabe o próximo passo, vem a angústia e a ansiedade – e elas mais atrapalham do que ajudam quando o assunto é produtividade.

Por isso, defina na semana ou no dia anterior os principais passos do seu dia, as principais entregas e os momentos para realizar cada coisa. Assim, enquanto você termina uma tarefa com atenção plena e já sabe exatamente o próximo passo,não fica ansioso e nem perde tempo pensando no que precisa ser feito logo em seguida.

 

7. Crie blocos de trabalho para você focar em uma única atividade

Desligue o celular e foque em terminar uma única tarefa. Tente não dividir a sua atenção com outras coisas. Coloque o celular para despertar quando for a hora de descansar.

 

8. Defina prazos

Mesmo que a tarefa não seja para entregar para alguém, defina prazos para ela ser realizada. Assim você ajuda o seu cérebro a saber o que precisa ser feito e até quando.

 

9. Tenha gatilhos de energia

Quais são as coisas que dão energia para você começar bem o dia?

As músicas podem ajudar muito nessa ancoragem. Escolha sua música preferida, aquela que te dá mais energia e animação. Use essa música como isca para quando você está em busca de inspiração e produtividade. 

Quais são as suas músicas?

 

10. Cuide da sua saúde

Sono e uma alimentação saudável também tem um papel fundamental quando o assunto é produtividade e energia. Ter uma boa noite de sono, horários fixos para acordar e dormir, se desconectar do celular meia hora antes do dormir aumentam as chances de um sono reparador. Com a alimentação a mesma coisa. Prefira frutas e verduras, além de incluir mais fibras e água para melhorar a sua produtividade.

 

11. Tenha apetrechos

Fones de ouvido, cadernos, agendas e aplicativos podem ajudar você a controlar melhor o tempo e ter mais foco.

 

12. Lide bem com o seu celular

Será que o celular é um recurso ou uma interferência na sua produtividade. Lidar bem com o uso dessa ferramenta fantástica ajuda a gente a não ficar dependente e sobrecarregado com tanta informação.

E quando estiver parecendo que está tudo uma bagunça, lembre-se: será que está tudo uma bagunça mesmo ou você só precisa de comida, água ou um intervalinho?

Oi, eu sou a Lívia Marostiga!

Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!