Videoconferências nunca foram tão necessárias para a gestão de times como agora – em plena pandemia. A questão é que a forma tradicional de conduzir uma reunião, o “simplesmente falar” nem sempre engaja o time e mantém todos alinhados ao objetivo da conversa. Pensando nisso, separamos 3 dicas para garantir que sua equipe tenha uma reunião realmente efetiva. 

1. Crie uma pauta antecipada

Mesmo se a sua conversa for um simples alinhamento, deixe claro. A agilidade e assertividade da sua reunião são, em grande parte, frutos do foco e expectativas dos participantes. Duas coisas que todos precisam saber: 1) O que viemos fazer aqui? 2) O que precisamos fazer ao sair daqui? Recapitule as ideias centrais, os responsáveis por cada ação e os prazos. Não tenha receio em ser redundante para que fique tudo às claras. 

2. Mantenha sua câmera ligada

Estar em casa, com filhos, família, bagunça…. Sim, eu também tenho receio em ligar a câmera as vezes. Quando você vai para o trabalho você age como um profissional, certo? Você se prepara, coloca uma roupa coerente e tem uma rotina para trabalhar. No trabalho você é visto, as pessoas têm contato com você e nisso, você está definitivamente presente. Numa videoconferência as coisas mudam. Com a câmera desligada a dispersão é mais provável, você se distancia da equipe e as vezes acaba focando em outras coisas que não tem relação com o que está sendo tratado. Abra sua câmera e apareça, você está trabalhando.

3. Peça feedbacks durante a conversa

Hey pessoal, tudo certo até aqui? Quando você valida com a equipe ao final de cada ponto se está claro e abre espaço para que opinem, você possibilita que hajam mais interações e aberturas aos participantes. Nada pior do que ter que esperar 2hs para falar de um tópico que foi citado no começo da conversa, né? Sempre que possível relembre todos da importância de ir tirando dúvidas e agregando à pauta.

Esperamos que esse artigo consiga ajudar sua equipe a ter uma reunião mais efetiva. Até a próxima! 

Escrito por Taís Bonetti

Aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!