“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho basta.”

Que essa é uma frase de impacto ninguém pode negar, mas o que ela significa afinal?

 Costumamos dizer por aqui que planejamento é quase como um estilo de vida – um jeito de pensar e enxergar o mundo.

Podemos simplesmente ficar reféns do que acontece nos nossos negócios, atender dos clientes “que vem”. Ou, podemos fazer ações específicas que vão nos ajudar a chegar cada vez mais perto do objetivo que queremos, da vida que sonhamos.

Por isso é tão importante entendermos de planejamento e enxergamos isso como  um jeito de levar a vida e os negócios.

Quais são os tipos de planejamento e por que você precisa saber disso

Antes de começarmos a falar de ferramentas e coisas do tipo, vamos caracterizar 3 tipos de planejamento que você precisa ter em mente: planejamento de curto, médio e longo prazo.

 

Curto: 3 meses a 1 ano

Médio: 3 a 5 anos

Longo prazo: 5 a 10 anos

Por que isso? As coisas mudam muito rápido. E é por isso que ter esses 3 tipos de planejamento ajuda você a seguir no caminho que gostaria – mas deixando espaço para a flexibilidade. Até por que, 10 anos é muito tempo; mas se você não souber para onde está indo, será muito difícil tomar decisões importantes ao longo da sua jornada.

E está tudo bem se você trocar de ideia no meio do caminho. Mas acredite – ter um planejamento mais longo é importantíssimo para você se sentir confiante de que está fazendo as melhores escolhas para a sua vida.

 

Planejamento a longo prazo: o que vai ficar daqui 10 anos?

Difícil pensar nisso né? Mas se você nunca fez esse exercício, te convido para pensar nisso agora:

 O que eu quero construir para daqui 10, 5, 3, 1 ano?

Uma coisa que ajuda muito é pensar quantos anos você terá daqui 10 anos…30, 40, 50? Que tipo de rotina você terá? O que você terá atingido – como pessoa e como empresa/profissional?

 Pensou? Show! o/ agora já temos um destino, vamos trilhar um caminho?

A vida é uma evolução. Não dá pra chegar a lugar algum do dia pra noite. Por isso, precisamos ter um mapa, um caminho. É por isso que trouxemos para você o nosso roadmap!

 

Roadmap: o que é?

O Roadmap é um mapa de viagem, um roteiro. Ele não vai ser muito específico, mas é um guia para você saber onde levar seu barco.

Como fazer:

Faça uma linha e separe ela em alguns blocos: 1, 3, 5 e 10 anos.

Defina onde você está (hoje): quantos clientes você tem? Como está o seu faturamento? Quantos funcionários? Como está a situação da sua empresa?

– Faça um paralelo também com as sua vida pessoal: como está a sua rotina?

Pra onde eu estou indo? (10 anos) Quantos clientes quero ter? Quanto eu pretendo estar faturando? Filiais, coisas diferentes, novos produtos? Como quero que a minha empresa esteja?

– Faça para a sua vida pessoal também, como você pretende estar nessa fase da vida? Com quantos anos você estará? Quais realizações terá feito?

 

Lembra que falamos que tudo é um processo? Para chegar no seu plano de 10 anos, o que precisará ter acontecido com 5 anos? E com 3?

O que você precisa fazer no primeiro ano? E nos próximos 3 meses?

Fazer esse planejamento ao contrário ajuda muito a ter noção de espaço, tempo e evolução. Ninguém sai de 1 filial para 50 filiais de uma hora para outra. No primeiro ano serão 2, no terceiro 5, no quinto 20 e no décimo 50.

Pense na sua evolução e na evolução do seu negócio.

Já sei para onde estou indo: e agora?

Você já sabe para onde está indo, quais os seus sonhos, o que quer realizar – como pessoa e como empresa, certo?

Agora resta saber O QUE FAZER para chegar lá.

Quais são as AÇÕES DE IMPACTO para você chegar onde você quer chegar? Quais são as ferramentas, maquinários, conhecimentos que você precisa adquirir? Quais atitudes precisa ter?

Para lançar um livro – você precisa escrever o livro, não é mesmo?

Por isso, defina quais são as principais ações que você precisa fazer em cada etapa do seu roadmap.

 

Quer aprender a fazer o planejamento anual da sua empresa?

Aprenda o passo a passo de como fazer o planejamento anual do seu negócio de um jeito simples e prático.
Oi, eu sou a Lívia Marostiga!

Apaixonada por marketing, colaboração e empreendedorismo, aqui no One Coworking conecto pessoas e negócios por meio de nossos planos, eventos e interações no cafézinho!